Leia atentamente os editais e formulários abaixo e se inscreva:

1/6

     O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da UEZO tem por objetivo formar mestres qualificados para atuar em pesquisa aplicada por demanda de órgãos do governo ou do setor produtivo; na geração e aplicação de novas metodologias, procedimentos e tecnologias no contexto socioeconômico em que estão inseridos, bem como no desenvolvimento de estratégias para o uso sustentável dos recursos naturais e de gerenciamento de resíduos; promover a formação de recursos humanos competentes, desenvolvendo profissionais aptos a responder às demandas da indústria e da sociedade, pautados na atualização e na inovação tecnológica, capacitando docentes e novos pesquisadores para atuarem em ciências e tecnologias ambientais, de forma interdisciplinar, incluindo aspectos humanísticos e socioambientais.

 

O Programa tem por objetivos:

a) pesquisar e desenvolver conhecimentos científicos na área ambiental;

  

b) propiciar qualificação técnica, criativa e transformadora de profissionais de nível superior para atuarem nas áreas de pesquisa, educação ambiental, desenvolvimento e inovação de ferramentas, produtos e tecnologias voltadas para o monitoramento e saneamento do meio ambiente.

Linhas de pequisa:

a) Monitoramento Ambiental. Trabalha as ferramentas para caracterização da condição ambiental, considerando o impacto ambiental de poluentes ou a influência destes sobre bioindicadores e/ou de pragas e vetores. Estão compreendidos nesta linha de pesquisa: Investigação de sensores e bioindicadores de saúde ambiental; Diagnóstico ambiental da qualidade da água por métodos físico-químicos e biológicos; Toxicologia ambiental; Monitoramento de pragas e vetores; Desenvolvimento de ferramentas educacionais.


b) Saneamento Ambiental. Desenvolvimento de novas metodologias para recuperação ambiental. Estão compreendidos nesta linha de pesquisa: Tratamento de efluentes; Reaproveitamento de resíduos e busca de soluções energéticas e tecnológicas ecologicamente sustentáveis; Tecnologias alternativas de produção agrícola e animal; Educação ambiental; Controle de pragas e vetores; Fitorremediação; Biorremediação; Biotransformação.

Maiores detalhes, acesse:

http://www.uezo.rj.gov.br/pos-graduacao/index.html

Docentes

     O programa de Pós-graduação de Ciência e Tecnologia em Materiais tem por objetivo formar recursos humanos capazes de transformar e inovar produtos e processos utilizados pelo setor industrial, considerando o desenvolvimento sustentável, através de estudos sobre propriedades físicas, químicas, mecânicas e microestruturais dos Materiais.

Linhas de pesquisa:

a) Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Metálicos Nessa linha se desenvolverão estudos e pesquisas nas buscas de inovações tecnológicas direcionadas para a tecnologia de soldagem na fabricação, montagem e reparação naval e sistemas offshore. Além de estudos em materiais metálicos com outras aplicações.

b) Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Não Metálicos Essa linha visa o aperfeiçoamento e desenvolvimento de novos materiais não metálicos, tais como materiais poliméricos, compósitos e cerâmicos. Essa linha também contempla desenvolvimento de novas tecnologias em catálise. 

Maiores detalhes, acesse:

http://www.uezo.rj.gov.br/pos-graduacao/index.html

Docentes
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now